Pular para o conteúdo principal

Dois modelos para pensar decolonialidade e diferença (na academia)


Leitura Flutuante - Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise
v. 12, n. 2 (2020)

Compartilho, com este link, o último volume da revista Leitura Flutuante - revista do centro de estudos em semiótica e psicanálise - onde foi publicada uma segunda versão do texto Dois modelos para pensar decolonialidade e diferença (https://entredois-phmendonca.blogspot.com/2020/09/dois-modelos-para-pensar.html). É uma versão um bocado adaptada por imposições do mundo acadêmico, mas também expandida em alguns pontos.

Agradeço imensamente, antes de tudo, ao professor Luis Esteban Dominguez pelos grandíssimos debates que tivemos ao longo do semestre passado, e que me levaram a muito pensar e, por fim, escrever a primeira versão. Lastimo que não esteja mais no nosso curso, mas espero muito que ainda nos vejamos. Seguindo o tempo, agradeço imensamente à professora Lucia Santaella por todos os incentivos desde o início para a publicação, e por todo o apoio e orientação nas idas e vindas de tantas versões até esta que foi publicada. Todes mais que fizeram parte deste processo, seja desta escrita por si, seja do pensamento que se movimenta desde então, estão neste coraçãozinho e bem o sabem.

Pensemos, repensemos e despensemos, mas sobretudo façamos. Vamos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subjetivação e ancestralidade: para fazer psicanálise em terras brasileiras

A história de nossa terra é uma história de sofrimentos. Sem dúvida, houve por aqui quem se deu bem no meio disso. É daí que saio, porque quem inventou o racismo foi o macho branco europeu, e quem o perpetua por aqui é um certo tipo que parece ter parado no tempo não ter saído do lugar. A pergunta é: o que faz com que até hoje a branquitude tenha medo da voz dos povos desde sempre silenciados? Comecemos pelo começo: quem inventou o racismo não é o mesmo português que o manteve por aqui. Quem, pra começo de conversa, se deu bem com essa história, voltou para casa - e levou junto nossa madeira, depois nosso açúcar, depois nosso ouro, depois nosso café. Quem instaurou o carrego colonial - como chama um pessoal que faz teoria a partir dos axés - voltou pra Portugal. Quem veio pra ficar, veio porque não era bem quisto lá. E a minha hipótese é que esse é o trauma fundante da violência da branquitude brasileira - nisso, talvez quem venha da história possa me ajudar a falar melhor. Sem panos q...

Curriculum... vitae?

Maria Luiza M. Paiva Como me escrever? E como escrever sem ser de mim? E que é a escrita se não a conversa com outro desconhecido? Não um outro qualquer, nem genérico, nem mesmo suposto… mas, sim, desconhecido. Em cada passo que dei em minha escrita - literária ou acadêmica - descobri cada vez mais que escrever é não saber, não só desse outro que me lê, mas sobretudo de mim mesma. Aprendi cada vez mais a sentar em frente à folha em branco sem ter a mais vaga ideia do que vai aparecer ali. Aqui. Como disse, são coisas que aprendi da minha escrita literária e acadêmica . O problema é que a academia não lida muito bem com isso. Na verdade, a universidade não suporta não saber. E a grande UNIficação do seu saber está nisso: o universitário (no masculino, de propósito) é regido incessantemente pelo seu saber sempre inconcluso, mas sempre prepotente, porque sua inconclusão é insuportável, e é justamente isso que o move. Falar na universidade desde outro lugar é não só um desafio, mas talvez ...

Ser de umbanda, ser de esquerda

Os caboclos, os pretos-velhos, os marinheiros, os baianos... Lembro do primeiro contato que tive com um guia da linha dos malandros, que, com seu sorriso sambista e seu sotaque baiano, me dizia: — Estou aqui para ensinar da luz que tem no samba. Sempre que precisar ensinar pra alguém que na favela também tem Deus, tu pode me chamar! Lembro também da pombagira que ensinava para o querido Alexandre Marques Cabral que pombagira é puta que morre na fogueira, mas rindo da cara do inquisidor – contando junto, aliás, que era preciso saber para quem a pombagira ri e de quem ela ri; que homens e que mulheres? E, um último fragmento para esta abertura, dizia o Exu Caveira com quem trabalho: — Não é à toa que esquerda é esquerda na umbanda e na política. Índios, escravos, caiçaras, baianos. A morte no exu de cemitério, o sexo na pombagira da fogueira. A malandragem falando de samba e de favela. Não, não é qualquer grupo que se torna uma linha de umbanda. E isso tem de ser entendido...